PÉROLA ARQUITETÔNICA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA É OBRA DE MAGISTRADO DE NITERÓI (RJ)
Prédio construído pelo magistrado Emmanuel Pereira das Neves foi preservado pelo libanês Merhige Saad |
A pérola arquitetônica localizada na Praça Governador Portela, em Bom Jesus do Itabapoana, é obra do magistrado Emmanuel Pereira das Neves que veio exercer suas funções em nosso município e casou-se com Maria Borges Pereira das Neves.
É o que nos informa João Baptista Ferreira Borges, conhecido como Joãozinho Borges, filho de Zezé Borges, o primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, após sua segunda emancipação, e irmão de Maria Borges.
Em entrevista de Ismélia Silveira, viúva do ex-governador Roberto Silveira, ao O NORTE FLUMINENSE, a mesma esclareceu que seu pai, o libanês Merhige Saad, adquiriu o prédio de Pereira das Neves.
Joãozinho Borges, filho de Zezé Borges, o primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, após sua segunda emancipação |
Segundo Joãozinho Borges, na época da nomeação do dr. Emmanuel, foi nomeado, também, como Promotor de Justiça para atuar no município, o dr. Benjamin Aman: "Dr. Emmanuel e minha irmã tiveram oito filhos: José Augusto Pereira das Neves, Emmanuel Pereira das Neves Filho, Maria Elizabeth, George, Tadeu, Fernando, Maria Cristina e Maria Elizabete. Todos os filhos se formaram em engenharia. Um deles, Tadeu, contudo, se formou também em medicina. Emmanuel Filho faleceu com 40 anos de idade e deixou 15 edifícios construídos em Niterói", salienta.
Dentre os filhos de dr. Emmanuel, José Augusto Pereira das Neves, nascido no dia de março de 1943, destacou-se como deputado estadual e, de acordo com Joãozinho Borges, "se não fosse o golpe militar, teria sido eleito deputado federal".
No dizer do mimosense Cleber Coimbra, "nossa região é repleta de grandes histórias". Esta é mais uma que será objeto, futuramente, de matéria por O NORTE FLUMINENSE.
José Augusto Pereira das Neves é a identidade de quem poderia estar dando opções ao eleitorado desejoso de uma classe politica de alto nível. Competente veio de Bom Jesus, conquistou admiração e, pela sua competência, presidiu a União Fluminense dos Estudantes e foi deputado estadual. O regime militar privou-nos de pessoas gabaritadas para a missão política. Pena que já não tenha idade para mostrar como se pratica a boa politica. O maldito regime tirou-nos valores como Sadi Bogado, Humberto El Jaick e tantos outros cassados criminosamente. ,
ResponderExcluirEsta é a tipica memória de nossa querida B.Jesus, que construiu nossa história. Parabéns ao O Norte Fluminense, que mantém viva nossa história.
ResponderExcluir