HISTORIADOR E ARTISTA PLÁSTICO BONJESUENSE É UMA DAS ATRAÇÕES DO CIRCUITO CULTURAL NO ECLB
Adilson Figueiredo no Congresso Luso-Brasileiro do Barroco, no Santuário de Bom Jesus do Braga, na cidade de Braga, Portugal |
Historiador, artista plástico, restaurador-conservador do LACON (Laboratório de Conservação e Restauro) vinculado à SMU (Superintendência Estadual de Museus), da Secretaria Estadual de Cultura, o bonjesuense Adilson Figueiredo trará para o ECLB, durante o 5o. Circuito Cultural Arte Entre Povos, a partir do dia 07 de agosto, suas festejadas obras que comporão a Exposição "Registos dos Santos", com oratórios sacros, populares e contemporâneos.
Adilson Figueiredo fará palestra sobre a preservação do patrimônio cultural de Bom Jesus do Itabapoana |
Adilson Figueiredo exporá, ainda, seu valioso "Acervo de Artes Populares", colecionado por todo o Brasil e no exterior.
Um dos destaques do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico), no dia 09 de agosto, às 9h, no auditório do ECLB, Adilson Figueiredo ministrará a palestra "PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE BOM JESUS DO ITABAPOANA".
Em seguida, fará a apresentação de sua dissertação de especialização em História das Artes Sacras na Pós Graduação na Faculdade Mosteiro de São Bento / RJ : "CONVENTO SÃO BOA VENTURA DE MACACU E RESGATE DE SEU ESPLENDOR".
Convento de São Boaventura de Macacu (Itaboraí/RJ): tese de dissertação de Pós Graduação de Adilson Figueiredo |
Adilson Figueiredo no ECLB: paixão pela história e pela arte |
NOTA DE O NORTE FLUMINENSE:
O desembargador bonjesuense Antonio Izaias da Costa Abreu, à frente do Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, produziu, um importante documentário sobre o Convento de São Boa Ventura de Macacu (Itaboraí/RJ), tema de dissertação de Adilson Figueiredo. Vejam o vídeo em
https://www.youtube.com/watch?v=EBXNIlRaXQM
Que bacana! Bom Jesus no Circuito: justíssimo! Ainda mais com uma participação desse quilate! Parabéns!
ResponderExcluirSem dúvida, não só Bom Jesus do Itabapoana, mas todo o estado do Rio de Janeiro, não poderiam estar melhor representados. Adilson é um dos nossos mais talentosos amigos conterrâneos :-)
ResponderExcluirParabéns Adilson, dedicação com amor, pesquisas e estudos só pode produzir bons trabalhos como estes que vc tem divulgado e mostrando a todos a importância da preservação e restauros de registros da nossa memória histórica.
ResponderExcluir