quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Demolição do Aero Clube pode ter sido ilegal




André Luiz de Oliveira peticionou ao Ministério Público, em 17/10/2014, pugnando pelo Tombamento do Aero Clube 



Em de agosto de 2014, André Luiz de Oliveira peticionou ao Ministério Público Estadual, pugnando pelo Tombamento do prédio do Aero Clube.

Como resultado, o Ministério Público instaurou o Inquérito Civil no. 186/04, que durou quase quatro anos.

No dia 14 de agosto de 2018, André Luiz de Oliveira recebeu documento do Ministério Público, informando que restou "promovido o arquivamento do IC" (documento ao final).

Na época, houve um comentário de que o Ministério Público arquivara o Inquérito Civil em decorrência da prefeitura ter concordado em realizar o tombamento.

O esclarecimento pode ser dada pela própria prefeitura.

Seguem os ternos do requerimento de André Luiz de Oliveira:



Excelentíssimo Senhor Doutor Promotor de Justiça da Tutela Coletiva  do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana (RJ)





ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA, brasileiro, casado, residente à rua Itaperuna, n. 175, Bairro Lia Márcia, nesta cidade, CPF ..., vem respeitosamente diante de Vossa Excelência expor e requerer o que se segue.
A Lei Complementar Municipal no. 01 de 06 de novembro de 2006, que institui o Plano Diretor Participativo do Município de Bom Jesus do Itabapoana, estabelece no art. 12 do Capítulo IV intitulado “Do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico”, que “são diretrizes para a política de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Município de Bom Jesus do Itabapoana”, garantir plano de estudo para a viabilização de tombamento no município de Bom Jesus do Itabapoana (inciso I) e incentivar projetos de resgate da memória cultural e histórica do município (inciso II).
Ocorre que o patrimônio cultural de nosso município vem sendo perdido por omissão do poder público municipal, como podemos mencionar os casos envolvendo dois prédios localizados na rua Buarque de Nazareth que foram demolidos recentemente e cujas fotos seguem anexo, insertas em um texto distribuído pelo jornal O Norte Fluminense.
Por outro lado, deve-se assinalar que o Aero Clube, tradicional clube de nosso município, que teve suas atividades iniciadas no dia 1º. de maio de 1942, e cujo breve histórico se encontra no mencionado documento em anexo, foi leiloado para pagar dívida trabalhista e encontra-se sob o risco de ser vendido e demolido, após ter suas atividades paralisadas decorrentes de severa crise financeira.
Diante do risco concreto de Bom Jesus do Itabapoana perder mais um imóvel relevante em termos culturais e históricos, é que venho diante de Vossa Excelência, como guardião da sociedade, solicitar as providências que o caso requer para impedir que o prédio do Aero Clube venha a ser demolido.

Pede e espera deferimento.

Bom Jesus do Itabapoana, 17 de outubro de 2014.

          ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA



Documento enviado pelo Ministério Público a André Luiz de Oliveira, em 14/08/2018, comunicando o arquivamento após quase quatro anos de tramitação do Inquérito Civil 


Ministério Público promoveu o arquivamento do Inquérito Civil em 14/08/2018


Em Bom Jesus, na década de 1940, foi planejada a instalação de um Campo de Aviação, e a fundação do Aero Clube para formar pilotos na região 

Aero Clube quando foi fundado em 1o. de maio de 1942, na antiga rua dos Mineiros 



Um comentário: