Governador Francisco Portela emancipou Bom Jesus do Itabapoana no dia 25 de dezembro de 1890 |
No dia 25 de dezembro de 1890, Bom Jesus do Itabapoana conseguiu sua primeira emancipação graças ao Decreto nº 150 do Governador Francisco Portela, cujo nome é dado à nossa Praça Principal.
Foi Portela quem nomeou o nosso 1º prefeito (presidente do Conselho de Intendência) Pedro Gonçalves da Silva Jr, conhecido como Coronel Pedroca, assim como os vereadores (intendentes) Capitão Francisco Teixeira de Siqueira Sobrinho, Manoel Antonio de Azevedo Mattos, Luiz Vieira de Rezende e Joaquim Teixeira de Siqueira Reis.
Praça Governador Portela, na década de 1950
Segundo informações, contudo, está sendo elaborado um projeto de lei para alterar o nome de nossa praça para Carlos Garcia, um dos maiores prefeitos de nosso município, eleito alcaide por quatro vezes e responsável por inúmeras obras que transformaram e marcaram definitivamente o município.
Embora reconheçamos a importância em homenagear Carlos Garcia de maneira adequada, entendemos que deve-se buscar outro modo de realizar tal honraria, pois o Governador Portela constitui personagem histórico fundamental para nosso município, ao nos conceder nossa primeira emancipação, o que foi decisivo para que pudéssemos fincar as raízes de nosso desenvolvimento futuro.
Fazemos, portanto, um apelo para que encontremos outro meio para dar a Carlos Garcia a homenagem que é merecedor, mantendo, contudo, o nome de nossa praça principal como Governador Portela.
Carlos Borges Garcia: um dos maiores prefeitos de Bom Jesus do Itabapoana
.
|
COM TODO RESPEITO QUE TENHO PELA MEMÓRIA DO SR. CARLOS, MAS ACHO UM ABSURDO MUDAR O NOME DE UMA PRAÇA CUJO HOMENAGEADO, FOI O RESPONSÁVEL PELA EMANCIPAÇÃO DE NOSSO MUNICÍPIO PELO QUAL JÁ PASSARAM TANTOS PREFEITOS INCLUSIVE O SR. CARLOS. SE POR VENTURA SURGIR UMA NOVA OBRA DE VULTO, É MAIS QUE JUSTO HOMENAGEÁ-LO PERPETUANDO SEU NOME. SERÁ QUE NOSSOS VEREADORES IRÃO APOIAR ESTE PROJETO? (Isto vai tirar votos, pois nossa praça Gov. Portela já é tradição).
ResponderExcluirSomos um país sem memória, nossos políticos estão entre o medíocre e o desprezível. No máxima alguma exceção pra manter a regra.
ResponderExcluir