quinta-feira, 30 de julho de 2020

A glória do Ginásio de Calçado

Ginásio de Calçado foi fundado em 1939

Gino Martins Borges Bastos
    
Uma história de glórias permeia a trajetória do Ginásio de Calçado, graças à alta qualidade de ensino implementada por Mercês Garcia Vieira.

O Ginásio foi fundado em 1939 e formou uma geração de personalidades do Estado do Espírito Santo. Entre elas, consta o governador Cristiano Dias Lopes, o vice governador José Carlos da Fonseca, o Cel Alceu Junger Vieira, chefe do gabinete militar do governo Cristiano Dias Lopes, os ex-prefeitos Antônio Borges de Rezende e José Vieira de Rezende e a Doutora em História Alacir de Araújo Silva, que, em sua tese de Doutorado, na USP, em 2008, salientou: "O Colégio de Calçado ficou no imaginário dos alunos daquele período como um símbolo do saber e um exemplo de educação".

O Ginásio de Calçado foi fundado em 1939. Seu diretor foi o dr. Aristides Teixeira de Rezende. Em 1940, passou a ocupar o prédio onde está instalado até hoje e teve como diretor o dr. Eurico Vieira de Rezende. A partir de 1941, teve como diretora Mercês Garcia Vieira. Nessa época, o educandário era privado. Em 1950, passou a se chamar Colégio de Calçado. No final de 1958, devido a problemas financeiros, foi encampado pelo governo do Estado. De 1964 a 1975, passou a se chamar Colégio Governador Lacerda de Aguiar. A partir de 1975, teve seu nome alterado para Escola de 1o. e 2o. Graus Mercês Garcia Vieira. 






Quadro de honra
Quadro com os primeiros bacharéis do Ginásio de Calçado




Diploma de Alcione Junger Vieira, da 2a. Turma do Ginásio de Calçado, de 1946





Ex-governador Cristiano Dias Lopes estudou no Ginásio de Calçado
                  

Uma das personalidades que estudou no Ginásio de Calçado foi o ex-governador Cristiano Dias Lopes. Ele nasceu em Bom Jesus  do Norte em 26/12/1927.
Formou-se em Direito, foi Procurador do Estado e Professor da Escola Técnica Federal.
Ocupou o cargo de oficial de gabinete no governo do ES, na época de Jones dos Santos Neves.
Foi Deputado Estadual de 1959 a 1967, Governador do Estado do ES, de 1967 a 1971, e Deputado Federal de 1980 a 1983.
Faleceu em 9 de setembro de 2007.

Cel Alceu Junger Vieira, chefe do gabinete militar do governo Cristiano Dias Lopes, estudou no Ginásio de Calçado


Em 1945, o Ginásio de Calçado visitou o Ginásio Rio Branco, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ): encontro entre duas célebres diretoras e educadoras: Mercês Garcia Vieira e Dona Carmita

Em 1946, o Colégio Rio Branco visitou o Colégio de Calçado, levando Padre Mello entre os visitantes


Alcione Junger Vieira, Alceu Junger Vieira e a prima Dilza Junger Vidaurre são da 2a. turma do Ginásio de Calçado


Caderno de Alcione Junger Vieira, com o primeiro plano de aula e seu texto sobre prática profissional

Alcione Junger Vieira escreveu texto sobre a formatura da turma
Alceu Junger Vieira compôs poesia sobre a 2a. Guerra Mundial

Mercês Garcia Vieira


Alcione Junger Vieira



Alcéia Junger





Formandos de 1945, ressaltando Alcira Junger Vieira




Prof. Milton Teixeira Garcia, a irmã, Mercês Garcia Vieira e Maria Francisca, irmã do padre Paulo Garcia, filha de Moacyr Garcia. Turma do científico em 1956.

Mercês Garcia Vieira e seu marido Pedro Vieira Filho

Mercês Garcia Vieira e o prof. Aderbal Ferreira Diniz, com turma de alunos





Turma de formandas colegas de Alcione Junger Vieira, com a diretora Mercês Garcia Vieira

Mercês Garcia Vieira


Agradecimentos a Adilson Figueiredo, pelas fotos do acervo de sua mãe Alcione Junger Vieira Figueiredo, e a Maria Cristina Garcia, sobrinha de Mercês Garcia Vieira e filha do prof. Milton Teixeira Garcia, pela cessão de fotos e informações, assim como a Marco Antonio Junger, pelas fotos dos jornais, a Luciana Abreu da Fonseca, por informações, e a Antonio Soares Borges, por cessão de foto. Pesquisa: revista "O Ginásio de Calçado e o seu Cinquentenário", de Mercês Garcia Vieira.

Adilson Figueiredo é filho de Alcione Junger Vieira


Maria Cristina Garcia é sobrinha de Mercês Garcia Vieira e filha do prof. Milton Teixeira Garcia









3 comentários:

  1. Que presente lindo! Eu, hj gestora dessa tão querida escola, da qual também fui aluna, onde meus filhos estudaram, sinto- me agradecida por tão bela lembrança, tão rica em detalhes. Hoje ,nossa escola conta com também com uma equipe comprometida, formada por uma comunidade unida procurando zelar pelo nome da escola, escola essa que já formou grandes nomes, continua formando e continuará a formar grandes cidadãos de bem. Sinto-me orgulhosa de fazer parte dessa história!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa matéria. Muito bem feita. Lembrança inolvidavel. Faz parte da nossa história. Ainda mais para eu que aí estudei na época de ouro. Parabéns

    ResponderExcluir