Bandeira da Região Autônoma dos Açores (Portugal) |
Seu filho, Antônio Ignácio da Silveira, casou-se com Maria Borges e veio a Bom Jesus do Itabapoana, após a morte do pai, trazendo consigo apenas uma viola de arame e um pouco de dinheiro.
Seu filho, Boanerges Borges da Silveira, casou-se com a bonjesuense Maria do Carmo Teixeira, a Biluca, e teve os seguintes filhos bonjesuenses: Roberto (governador do Estado do Rio de Janeiro), Badger (governador do Estado do Rio de Janeiro), José Teixeira, o Zequinha (deputado federal pelo Paraná), Dinah e Maria da Penha Silveira.
Roberto Silveira foi eleito governador e tomou posse em janeiro de 1959, falecendo em desastre de helicóptero no dia 18 de fevereiro de 1961, com 37 anos, quando decolava do Palácio Rio Negro, em Petrópolis, para verificar as áreas inundadas na região serrana. Um de seus objetivos era o de transformar Bom Jesus em um polo industrial, a partir da construção da Grande Usina de Rosal.
Badger Silveira, irmão de Roberto, foi eleito, então, governador, no ano seguinte, tomando posse no dia 31 de janeiro de 1963. Um de seus objetivos era realizar os sonhos de Roberto, entre os quais, o de tornar Bom Jesus um centro polindustrial. Era aliado do presidente João Goulart, que foi cassado após o Golpe Militar de 1964. A Assembleia Legislativa fluminense votou por seu impedimento, tendo seus direitos políticos cassados por dez anos.
No dia 7 de agosto de 2016, um forte movimento social local culminou com a fundação do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no distrito de Calheiros, onde nasceram os mandatários, com apoio dos seus familiares.
Desde então, o sonho de Roberto e Badger Silveira foi resgatado e permanece vivo em cada coração da "pátria" açoriana bonjesuense!
Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira foi fundado no dia 7 de agosto de 2016 |
O logotipo do Memorial foi idealizado pelo aclamado artista plástico cubano Francisco Rivero.
O renomado artista plástico, Francisco Rivero, criou o logotipo do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira |
Vejam a explicação sobre sua criação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário