Nivaldo Braga Guimarães e o forno histórico de sua Cerâmica: apoio para a instalação de um Ateliê de Escultura
Bom Jesus irá ganhar um Ateliê de Escultura.
A notícia alvissareira veio através do contato de O Norte Fluminense com o artista plástico Javerson Spadarotti Bullus, que realiza Exposição em São Pedro do Itabapoana, e com o proprietário da Cerâmica Bom Jesus, Nivaldo Braga Guimarães.
Javerson informou que, desde o ano passado, passou a realizar um antigo sonho: o de confeccionar esculturas. Visitou, então, com sua esposa, Sheila Brasil, a Cerâmica Bom Jesus e expôs seu projeto, que teve boa acolhida.
Nessa ocasião, produziu a primeira peça, na Cerâmica, que está sendo exposta na Exposição "Ti'Ada - Cores... Impressões em nós", na Academia Maria Antonieta Tatagiba - Artes - História - Cultura, dirigida pelo Dr Pedro Antônio de Souza, em São Pedro do Itabapoana.
Nivaldo, por sua vez, informou ao O Norte Fluminense, que sua Cerâmica está à disposição de Javerson, que poderá utilizá-la inclusive para reuniões culturais.
A Cerâmica Bom Jesus foi fundada por Floriano Teles Guimarães, em 1937. Foi estabelecida, primeiramente, na antiga rua dos Mineiros. Em seguida, estabeleceu-se na avenida Padre Mello, para fixar-se definitivamente na rua Tte. José Teixeira, onde se encontra até hoje.
Foi em 1951, que Pompeu Soares Guimarães se uniu a Floriano nos trabalhos da Cerâmica. Posteriormente, assumiu a mesma, com o apoio de seu filho Nivaldo Braga Guimarães, que passou a ocupar a direção há 8 anos.
Javerson e a primeira escultura produzida na Cerâmica Bom Jesus: em Exposição em São Pedro do Itabapoana
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário