sábado, 1 de abril de 2023

ENTREVISTA com ADILSON FIGUEIREDO, presidente do grupo AMIGOS DO CINE MONTE LÍBANO

 

Adilson Figueiredo, presidente do grupo AMIGOS DO CINE MONTE LÍBANO 


O jornal O Norte Fluminense realizou a seguinte entrevista com Adilson Figueiredo, festejado artista visual, que foi aclamado presidente do grupo AMIGOS DO CINE MONTE LÍBANO, no dia 29 de março, Dia do Patrimônio Público Municipal, no Espaço Cultural Cafézin, de sua propriedade.


ONF: Tanto a Visita Guiada por pontos históricos de nossa cidade, ação do Conselho Municipal de Tombamento do Patrimônio Histórico Municipal, como a reunião que criou o grupo AMIGOS DO CINE MONTE LÍBANO, ocorridas no Dia do Patrimônio Público Municipal, no dia 29 de março passado, tiveram uma expressiva aceitação por parte de nossa sociedade. Qual sua avaliação sobre isso?

Adilson Figueiredo: Minha avaliação é de que se tratou de uma demonstração evidente de que os bonjesuenses e bonjesuistas são portadores de uma paixão pela cultura e pela história. Bom Jesus, em seu passado, vivenciou períodos áureos de desenvolvimento econômico e social, que ensejaram um grande desenvolvimento cultural. Não obstante o declínio econômico, a memória dos grandes tempos ecoa e impulsiona as novas gerações, para pleitearem o resgate de nossa grandiosa cultura.

ONF: Como você analisa a qualificada participação na reunião que criou o grupo AMIGOS DO CINE MONTE LÍBANO?

Adilson Figueiredo: Analiso que as pessoas qualificadas presentes, em plena quarta-feira, à noite, apontam para a constatação de que praticamente a unanimidade dos bonjesuenses e bonjesuistas desejam que o CINE MONTE LÍBANO volte a funcionar. Esse é o objetivo da formação do grupo. É com muita honra que fui indicado e aceitei a presidência do referido grupo.

ONF: Qual a primeira deliberação do grupo?

Adilson Figueiredo: A primeira deliberação do grupo foi marcar uma audiência com o prefeito municipal.

ONF: Há outras deliberações tomadas?

Adilson Figueiredo: Sim. No próximo dia 14 de agosto, durante a festa da cidade, o CINE MONTE LÍBANO completará 73 anos de existência, pois foi fundado em 1950. Iremos passar, no Espaço Cultural Cafézin, o primeiro filme que foi exibido no Cine Monte Líbano,  "Carnaval no Fogo", com os atores Oscarito, Grande Otelo e Eliana. Homenagearemos, também, o libanês Merhige Hanna Saad, que construiu o cinema.

ONF: Qual é a atual situação do CINE MONTE LÍBANO?

Adilson Figueiredo: Aproveito para dizer que deliberamos fazer um contato com os herdeiros de Merhige Hanna Saad para solicitarmos uma visita ao prédio, para conhecermos a atual situação do mesmo.

ONF: Qual é a sua mensagem final?

Adilson Figueiredo: Minha mensagem é de esperança em dias melhores! Temos um grande aparelho cultural que traduz de diversas formas nossa cultura, trazendo à tona não apenas a questão da migração libanesa e sua cultura, mas o que o cinema representou e representa para a nossa comunidade.  Sendo assim, merece ser preservado, como verificamos ser do interesse da quase unanimidade de nossa comunidade! Quem desejar integrar o grupo dos AMIGOS DO CINE MONTE pode fazer contato comigo no Espaço Cultural Cafézin, localizado na Avenida José de Oliveira Borges, n. 616 (próximo à Ferbox), ou realizar contato comigo através do celular (21) 99969-6383.

CINE MONTE LÍBANO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário