Teatro Cinema Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria, foi referência nacional. Nele se apresentaram artistas consagrados como Nelson Gonçalves, Ellen de Lima e Luz del Fuego
(Foto: "De Campos aos Fluminenses")
Teatro Cinema Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria, foi referência nacional. Nele se apresentaram artistas consagrados como Nelson Gonçalves, Ellen de Lima e Luz del Fuego
(Foto: "De Campos aos Fluminenses")
Os irmãos José Carlos Pereira Pinto e Jorge Pereira Pinto, proprietários das Usinas Santa Maria e Santa Isabel, construíram o Teatro Cinema Conchita de Moraes na década de 1950 e tornaram-no referência nacional. Por ele, se apresentaram ídolos nacionais como Nelson Gonçalves, Ellen de Lima e Luz del Fuego.
Com a crise da cana de açúcar e o fechamento das Usinas, os prédios acabaram abandonados, inclusive o Teatro Cinema Conchita de Moraes.
Em 1974, ocorreu a reinauguração do Teatro Cinema Conchita de Moraes, que passou a ser conhecido como "Clube Conchita de Moraes". A solenidade foi considerada o maior acontecimento da época.
Na década de 1990, o Teatro Cinema Conchita de Moraes voltou ao abandono.
O abandono do Conchita de Moraes, em 2015
Eduardo Rosa, ex-funcionário da Usina Santa Maria, que passou a residir no antigo escritório do Teatro Cinema Conchita de Moraes, passou a zelar pelo prédio, passando a ser conhecido como o "Guardião do Conchita ".
No dia 2 de janeiro de 2016, uma das paredes laterais do Conchita desabou, levando ao chão também o que restava do teto, em decorrência dos fortes ventos que acompanharam uma tempestade.
No dia 16 de abril de 2016, a parede do Conchita foi restabelecida.
No dia 16 de janeiro de 2019, o então Secretário de Cultura, Turismo e Urbanização, Bob Flávio, esteve na Usina Santa Maria com Eduardo Rosa, o Guardião do Conchita, que impediu a depredação do prédio por muitos anos. Bob Flávio acompanhou as tratativas do jornal O Norte Fluminense para a implantação do teto metálico no Teatro Cinema Conchita de Moraes.
A inauguração do teto metálico do Conchita está marcada para o dia 11 de agosto
No dia 29 de março de 2023, foi anunciada a Diretoria do Teatro Cinema Conchita de Moraes, ficando assim constituída:
Presidente: Jorge Roberto de Almeida;
Vice-presidente: Luiz Carlos Robaina de Souza;
Secretário: Eraldo Salutto de Rezende;
Tesoureiro: André Luiz de Oliveira e
Diretor Cultural: Adilson Figueiredo.
A data para a inauguração do teto metálico do Conchita de Moraes está marcada para o dia 11 de agosto, às 15h, o que constituirá passo importante para o estabelecimento do templo da cultura da Usina Santa Maria e de Bom Jesus do Itabapoana.
José Carlos Pereira Pinto
("De Campos aos Fluminenses")
Jorge Pereira Pinto (Do livro "Quem quebrou a casa de meu pai?")
No dia 11 de agosto de 2013, Eduardo Rosa, o Guardião do Teatro Cinema Conchita de Moraes, foi homenageado pelos moradores da Usina Santa Maria no Colégio Estadual Maria da Conceição Pereira Pinto
Eduardo Rosa, o Guardião do Conchita, que impediu a depredação do prédio por muitos anos, e o então Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio, em 16 de janeiro de 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário