Grupo Musical Amantes da Arte, a Alma Bonjesuense! |
“Canta tua aldeia e cantarás o mundo”, já dizia Leon Tolstói.
Há 33 anos, o consagrado Grupo Musical Amantes da Arte (GMAA) vem cantando e encantando Bom Jesus, região e o mundo, divulgando nossas músicas tradicionais, compostas por nossos melhores autores.
Foi no dia 16 de junho de 1990 que a musicista Ana Maria Baptista Teixeira fundava o Grupo Musical Amantes da Arte (GMAA). Segundo ela, "esse Grupo surgiu na primeira Noite de Cultura e Arte, coordenada pela profa. Maria José Martins, quando nos pediu para organizarmos um grupo musical. Assim fizemos e, com isso, resolvemos dar continuidade. Desse modo, surgiu o GM Amantes da Arte".
Se é fato que constatamos, no mundo, um aparato que objetiva uma dominação ideológica uniformizante, para impor, através dos meios de comunicação e mídia, valores de egoísmo e individualismo que tendem minar a nossa sociedade, o GMAA faz o caminho inverso: canta para o mundo a união, a resistência, as lutas e a esperança na construção de um mundo culto e humanizado.
Trata-se aqui de defender nossa cultura e a pluralidade civilizacional, através da afirmação de nossa história e de nossos valores.
O GMAA reflete perfeitamente a "alma bonjesuense" e dá mostra, assim, que seu povo é capaz de afirmar a sua cultura e de se fazer grande por suas próprias mãos.
É com satisfação que a editora O Norte Fluminense, fundada por Luciano Bastos, produziu um CD histórico em homenagem aos 25 anos de aniversário do GMAA, intitulado "Bom Jesus de Corpo e Alma", em 2017. Nele, os ouvintes podem apreciar toda a força musical de nosso povo, interpretada magistralmente pelo festejado grupo.
Em outro CD, também produzido pelo O Norte Fluminense, "Retratos e Canções, Bom Jesus e sua História", em 2019, o GMAA nos brindou com outro clássico de nosso cancioneiro: "Juntinho de você", de autoria do aclamado músico bonjesuense Samuel Xavier.
O Grupo Musical Amantes da Arte é composto atualmente por 39 membros: Alba Lívia Travassos do Carmo, Alfredina Lobo D. Couto, Ana Maria Lima Curi, Ana Maria Teixeira Baptista, Carmozina Teixeira Borges, Cristina Machado de Mello, Christóvam Colombo Pires, Derly Rangel de Almeida, Elza das Graças A. de Oliveira, Emília de Souza Moulin, Estela Maria de O. Braga, Esther Trindade de Oliveira, Graziela D. Leite de Rezende, Gutemberg Machado de Mello, Ideildes Muniz Galo, Ivone da Silva Coutinho, Janice Rodrigues do Carmo, Jeaneth Ferreira Boniolo, Jussara Ofrante Alves, Luciana Pacheco Alves, Lucineia Rosa Teixeira, Maria Áurea da Silva Reis, Maria Cândida Ferreira Silvano, Maria Helena Azavedo Zanon, Maria Lúcia Gonçalves Borges, Marilaine Oliveira do C. Cyrillo, Marília Tenório Ney, Marisa Teixeira Valinho, Marnise Torres Matta Neves, Mônica Tupini, Nisia Campos Teixeira, Rosa Leonor Baptista Pereira, Samuel Mello Xavier, Sandra Megre Carvalho, Solange Serpa Kelly, Wanda Reiniger Novaes, Zenil Ribeiro da Silva Alves, Zirleida Bessa Moulin e Martha Lúcia F. Salim (regente).
Ao mesmo tempo que parabenizamos o GMAA pela passagem de mais uma data natalícia, agradecemos ao valoroso grupo, e a cada um de seus membros, por fortalecer nossos sonhos e nossas lutas na construção de um mundo novo.
Viva para sempre o Grupo Musical Amantes da Arte!
CD lançado pela Editora O Norte Fluminense em 2017 |
Postagem do blog de O Norte Fluminense sobre o lançamento do CD "Bom Jesus de Corpo e Alma", comemorativo dos 25 anos do GMAA.
https://onortefluminense.blogspot.com/2017/11/album-do-cd-bom-jesus-de-corpo-e-alma.html
A seguir, postamos a música "Rio da Minha Terra", composta por Ana Maria Teixeira Baptista, sua mãe Tertuliana Teixeira e seu pai Oliveiro Teixeira, interpretada pelo icônico conjunto bonjesuense.
Ana Maria Baptista Teixeira, a fundadora do Grupo Musical Amantes da Arte Grupo Musical Amantes da Arte em apresentação no Espaço Cultural Luciano Bastos |
CD lançado pela Editora O Norte Fluminense em 2019 A seguir, "Juntinho de você", clássico bonjesuense de autoria de Samuel Xavier, interpretação do Grupo Musical Amantes da Arte. |
"Calados Sonhos", no Espaço Cultural Luciano Bastos, na 1a. Festa Portuguesa, em 2018
Hino do Colégio Rio Branco, autoria de Padre Mello
"Morrer Sonhando", letra de Padre Mello, musicada por Marisa Teixeira Valinho, conhecida como Hino do Colégio Estadual Padre Mello.
"Marcha a Bom Jesus", conhecida como Hino de Bom Jesus, de autoria de Salim Darwich Tannus.
👏👏👏👏👏👏👏❤️
ResponderExcluir