segunda-feira, 15 de agosto de 2022

A rua dos Velhacos em Bom Jesus

 

Rua Francisco Teixeira Reis já foi conhecida como a rua dos Velhacos 


Antigamente, a rua Francisco Teixeira Reis tinha o nome de rua 16 de Janeiro, no bairro Pimentel Marques. Essa rua, por sua vez, passou a ser conhecida, em certa ocasião, como a rua dos Velhacos.

Segundo os dicionários, a palavra velhaco significa: "que propositadamente engana, ludibria; enganador".

O saudoso Maestro Áureo Fiori explicou ao jornal O Norte Fluminense, com humor, o motivo da má fama da rua: "passei a morar na rua dos Velhacos, no Bairro Santa Rosa, próxima à praça do bairro Bela Vista. Ela era assim conhecida, porque alguns moradores costumavam comprar fiado no armazém do José Bastos e, depois, não passavam mais pela rua desse comércio, preferindo passar por um atalho, que, por isso, passou a ter esse nome".

Segundo Adilton Souza, a rua 16 de Janeiro passou a se chamar, primeiramente, rua Maria Lima Sueth, devido a um projeto de lei do vereador José Ferrini, na "década de 1960 ou 1970".


Esquerda  *Maria Lima Sueth* ( Mãe)  ,  direita a Filha * Mercedes Sueth Crespo.


Rua Francisco Teixeira dos Reis já se chamou rua 16 de Janeiro 

Da esquerda para a direita, os irmãos Luiz Almenara Sueth, Mario Almenara Sueth, Aureliano Almenara Sueth, Adelino Almenara Sueth, João Almenara Sueth e Antônio Almenara Sueth. Sentadas: Maria Lima Sueth (mãe) e Mercedes Almenara Crespo (filha)



O saudoso Maestro Áureo Fiori já morou na rua dos Velhacos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário