|
Paulo Sérgio do Canto Cyrillo: um político comprometido com a história e a cultura de Bom Jesus do Itabapoana |
No dia 04 de maio de 1947, nasceu, em Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sérgio do Canto Cyrillo.
Aos 16 anos, iniciou sua carreira profissional como professor de matemática para as séries iniciais do antigo Colégio Zélia Gisner.
Formado em matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna e em Engenharia pela UFES, atuou ainda como auditor fiscal do Estado do Espírito Santo.
Foi professor do Colégio Estadual Padre Mello, em nosso município.
Era apaixonado por pássaros. Ele costumava participar de torneios de canto, chegando a ser premiado várias vezes.
Homem de hábitos simples e fácil amizade, consolidou sua atuação política em Bom Jesus do Itabapoana quando assumiu a prefeitura por motivo de afastamento do prefeito Carlos Borges Garcia na gestão 2005/2008, sendo prefeito entre 23/10/2006 e 08/05/2008.
Viveu e morreu por sua paixão: a Política, vista como instrumento de promoção e de desenvolvimento do ser humano. O mundo inteiro testemunhou, ao vivo, seus momentos finais, quando infartou em uma live de entrevista política, transmitida pelo You Tube, e organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil e pela Faculdade Metropolitana São Carlos, gerando uma grande comoção.
Seu filho, Paulo Sérgio Travassos do Carmo Cyrillo, substituiu-o como candidato e se elegeu. A comunidade bonjesuense sinalizou, com este gesto, que outorgava ao filho a missão de dar prosseguimento aos ideais do pai.
Além de ser humano exemplar, Paulo Sérgio foi um político raro e idealista, imbuído de profundo sentimento de história e cultura devotado a Bom Jesus do Itabapoana. Era nutrido por um profundo sentimento de amor a Bom Jesus, com incomum dedicação à história do município.
Foi graças a Paulo Sérgio que nossa Igreja Matriz, símbolo máximo do município, foi preservada. Com efeito, sua majestosa fachada, construída por Padre Mello, corria, certa vez, risco de desabar. Foi quando o Padre Francisco Apoliano o procurou para que, como engenheiro, pudesse dar seu veredito final. Paulo Sérgio idealizou, então, uma estrutura que permitiu que a Igreja Matriz não precisasse ser demolida. Devemos, portanto, a preservação de nossa joia rara, a Paulo Sérgio do Canto Cyrillo.
Paulo Sérgio capitaneou as gestões para que o Centro Popular Pro-Melhoramentos doasse uma área para a construção de uma Faculdade. Hoje, a FAMESC (Faculdade Metropolitana São Carlos), promove um grande desenvolvimento do município e homenageou-o com o nome do prédio de sua sede.
Foi Paulo Sérgio, também, que elaborou, gratuitamente, a pedido da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, o projeto do Memorial, situado no Sítio Rio Preto, em Calheiros, contribuindo, outrossim, com sua construção, acompanhando sua obra até o final. Dizia ele, na época, que "devemos homenagear também o terceiro irmão, Zequinha Silveira, que foi deputado federal pelo Paraná, pois foi outro bonjesuense que brilhou no país". Assim, Paulo Sérgio denotava o alto apreço por nossa história e pelos bonjesuenses que dignificam o país.
Paulo Sérgio acompanhou, ainda, de forma gratuita, o início das obras de recuperação do Teatro Cinema Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria, após a queda de uma de suas paredes. Tudo parecia indicar que o sonho de restabelecimento do prédio iria desaparecer. Paulo Sérgio, contudo, fez questão de ir ao local e atestou a higidez das paredes que sobraram, permitindo que nova parede substituísse a que caíra. Dessa forma, outros avanços, como o estabelecimento do teto metálico foi possível. Graças a Paulo Sérgio, o sonho de restabelecimento do Teatro Cinema Conchita de Moraes permanece vivo.
Paulo Sérgio, muito amigo da Família Hanna Saad, tinha outrossim, um grande sonho: incorporar o Cine Teatro Monte Líbano ao patrimônio do município. Chegou a obter, atuando como Secretário Municipal de Obras, em 2019, as chaves do prédio, que serviu como acomodação para vários familiares da família Silveira, por ocasião da Festa de Agosto daquele ano.
Como Secretário Municipal de Obras, pretendia, ainda, revitalizar a Praça Amaral Peixoto, localizada ao lado da rodoviária.
Após seu falecimento, recebeu, "post mortem", a Medalha Tiradentes, por parte da Assembleia Legislativa, como agradecimento pelos serviços prestados.
A inauguração da Escola Municipal Professor Paulo do Sérgio do Canto Cyrillo, em janeiro de 2022, foi uma justa homenagem por parte do poder público municipal.
Paulo Sérgio do Canto Cyrillo deixou um legado extraordinário para o seu município natal, que tanto amava. Seu nome está gravado no rol dos grandes nomes da história de Bom Jesus do Itabapoana!
Paulo Sérgio do Canto Cyrillo vive!
|
Planta do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira foi idealizada gentilmente por Paulo Sérgio do Canto Cyrillo a pedido da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira |
|
Paulo Sérgio em reunião com dirigentes da Associação: Dona Georgina, André Luiz e Eraldo Salutto, no Sítio Rio Preto |
|
Paulo Sérgio Cyrillo e Dona Georgina, presidente da Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira |
|
Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, localizado no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, um sonho realizado no dia 7 de agosto de 2016 |
|
Paulo Sérgio visitou, em 2016, a área do Teatro Cinema Conchita de Moraes, na Usina Santa Maria, e deu esperança de que a parede que caíra poderia ser recuperada, assim como o prédio. Na foto, com as lideranças Betinho e Leninha |
|
A Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira assumiu as obras do teto metálico do Teatro Cinema Conchita de Moraes, após o engenheiro Paulo Sérgio atestar a higidez da estrutura do prédio |
|
Paulo Sérgio era apaixonado por pássaros. Ele costumava participar de torneios de canto, chegando a ser premiado várias vezes. Foto em uma competição que se realizou na quadra do Olímpico Futebol Clube, em 2018 |
|
Paulo Sérgio do Canto Cyrillo, como Secretário de Obras, esteve no Espaço Cultural Luciano Bastos em 2019 |
|
Paulo Sérgio chegou a conhecer o projeto do escultor Valdieri Martin para a reforma da Praça Amaral Peixoto. O artista previa a construção de um monumento em homenagem aos 12 instituidores de Bom Jesus, ideia original de Padre Mello para o ano de 1942, em comemoração, na época, ao centenário de desbravamento da cidade |
|
Paulo Sérgio tinha o objetivo de revitalizar a Praça Amaral Peixoto |
|
FAMESC homenageou perenemente Paulo Sérgio Cyrillo com o nome do prédio de sua sede |
|
Em 2019, Paulo Sérgio, como Secretário de Obras, obteve as chaves do prédio do Monte Líbano, que abriga o cinema histórico com capacidade para mil pessoas, e planejava a aquisição do mesmo |
|
Paulo Sérgio pretendia promover a aquisição do Cine Monte Líbano e transformar Bom Jesus do Itabapoana em uma potência cultural no estado do Rio de Janeiro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário