Alunos do C.E. Padre Mello que participaram da inédita Oficina de Trova |
Segundo Fernando Pessoa "a trova é o vaso de flores que o povo põe à janela de sua alma".
O aclamado escritor Jorge Amado dizia que "não pode haver criação literária mais popular, que fale mais diretamente ao coração do povo do que a Trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e sente sua força. Por isso mesmo, a Trova e o Trovador são imortais".
Esse gênero literário foi trazido de Portugal com o nome de Quadra, mas aqui foi batizada de Trova, que, posteriormente, passou a ter um conceito diverso do de Quadra.
O genial açoriano Padre Mello compunha Quadras. A mais famosa é a seguinte:
Quem teve amores ao longe
teve saudades aos pés
os olhos são regadores
se o amor falso não é.
Luciana Pessanha e Maria Lúcia Spadarotto esclareceram que "a oficina define a trova nos moldes da UBT, que tem critérios próprios, estabelecidos no Decálogo da Metrificação.
A trova é uma composição poética estruturada em quatro versos setessilábicos, com rimas alternadas (combinando o final do primeiro verso com o final do terceiro e o final do segundo com o quarto), tem sentido completo e não tem título.
Explicaram também que a oficina ressalta o caráter popular e tradicional da trova, que prima por uma linguagem simples; apresenta três classificações das trovas: líricas, filosóficas e humorísticas, categorias privilegiadas nos concursos da entidade e que explana a estrutura dessa modalidade poética.
Na sequência, envolveram os alunos na leitura de algumas trovas, convidando-os à escrita autoral, atividade com acompanhamento durante o processo".
Luciana prestou, ao final, uma emocionante homenagem a Bom Jesus do Itabapoana e ao Colégio Estadual Padre Mello, através de uma memorável trova:
Ao enlaçar as memórias
das terras de Bom Jesus,
Padre Mello conta histórias
de um caminho que reluz.
(Luciana Pessanha Pires)
Como resultado da Oficina, três alunos do 3° ano apresentaram trovas, o que constitui uma evidência de que o evento estabelece um marco no desenvolvimento literário e cultural de nosso município.
A TV Alcance, de Isac Nascimento, promoveu a cobertura do grande evento.
O JONF (Jornal O Norte Fluminense) parabeniza Luciana Pessanha Pires e Lúcia Spadarotto, assim como a diretora Nathyara Teixeira, pela atuação idealista na construção de uma sociedade culta e humanizada!
Os três novos trovadores de Bom Jesus do Itabapoana
Clarice Linhares |
Gabriel Neto |
Giovana da Silva |
A diretora Nathyara Teixeira e as trovadoras Luciana Pessanha Pires e Lúcia Spadarotto |
Luciana Pessanha Pires, Lúcia Spadarotto e professoras do C.E. Padre Mello |
Isac Nascimento, da TV Alcance, fez a cobertura do evento literário |
C.E. Padre Mello: um educandário em desenvolvimento |
Muitos talentos surgindo!!😃Parabéns!!👏👏👏
ResponderExcluirQue maravilha. Parabéns aos envolvidos. Viva a Trova.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir