segunda-feira, 7 de abril de 2025

TODA HONRA E GLÓRIA A DELTON DE MATTOS!

Delton de Mattos: um gênio das letras do país 

Delton de Mattos foi um escritor, professor e tradutor brasileiro, conhecido por suas contribuições à literatura, tradução e estudos acadêmicos. Ele nasceu em 20 de abril de 1925, na Serra do Tardin, Bom Jesus do Itabapoana, e se destacou como um dos grandes intelectuais de sua geração. 

Filho de Mário Nunes da Silva e Pautilha Nunes de Mattos. Seus avós paternos foram Elias Nunes da Silva e Maria da Silveira Nunes. Os avós maternos, por sua vez, foram Porphirio Franca de Mattos e Etelvina de Mattos Picança.

Aos 12 anos, ingressou no Colégio Rio Branco, onde cursou o exame de Admissão. Foi colaborador do jornal O Norte Fluminense, fundado por Ésio Bastos, no dia 25 de dezembro de 1946, desde o início das atividades deste.

Foi professor da Universidade de Heildeberg, na Alemanha, da USP (Universidade de São Paulo) e UnB (Universidade de Brasília), ex-secretário estadual de educação do Rio de Janeiro e delegado do Brasil na OEA.

Obras e Contribuições  

"Cultura e Tradutologia" – Livro que reúne suas reflexões sobre tradução e cultura, consolidando sua importância na formação de tradutores no Brasil.  

Estudos de Tradutologia 1" – Uma coletânea de estudos sobre tradução, destacando seu pioneirismo no campo da **tradutologia**.  

Tese de Doutorado – "A primeira parte do Fausto de Goethe: uma tentativa de interpretação através do estudo da forma" (1960), demonstrando seu profundo conhecimento em literatura alemã. 

Publicou o livro "Uma Penca de Bananas", em nosso município, e editou obras preciosas de autores bonjesuenses e bonjesuístas, como Padre Mello, Octacílio de Aquino, Romeu Couto e Athos Fernandes.

Legado 

Foi um dos idealizadores do curso de Letras-Tradução na Universidade de Brasília (UnB), sendo pioneiro na formação acadêmica de tradutores no Brasil.  

É lembrado como um dos gênios da literatura brasileira, deixando um impacto duradouro no campo da tradução e literatura comparada.  

Faleceu, no sábado (22/06/2019), aos 94 anos de idade, após uma vida dedicada ao amor às Letras.

O JONF (Jornal O Norte Fluminense), norteado pelos princípios do resgate de nossa História e do reconhecimento aos nossos Heróis, celebra com orgulho a passagem da data natalícia de Delton de Mattos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário