quinta-feira, 3 de abril de 2025

Eu e os causos de Joãozinho Borges (III)

Joãozinho Borges, em 2014, na antiga Panificadora Borges 

Nesta edição, continuamos a trazer aos leitores os causos de Joãozinho Borges relatados a mim na antiga Panificadora Borges, em 2014.

Joãozinho Borges era filho de José de Oliveira Borges, conhecido como Zezé Borges, o 1º prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, que assumiu o posto no dia 1º de janeiro de 1939.

FASSBENDER

Edmundo Fassbender era alemão. Casou-se com Otília Tardin e foi morar na Serra do Tardin. Depois, mudou-se para Bom Jesus e comprou uma chácara que ia da av. Dr. Abreu Lima até à rua 21 de Abril, passando por toda a avenida Fassbender. A chácara era tão grande que havia vacas leiteiras. 

Por outro lado, Fassbender comprou a Padaria da Praça Governador Portela que pertenceu ao alemão Carlos Hirsch.

Otília desempenhava papel ativo no seio familiar e nos negócios da família. Ela costumava dar os pães que sobravam da Padaria para alimentar as vacas. Certa vez, uma dessas vacas comeu tanto pão que inchou e morreu. Quando os sobrinhos iam visitar Fassbender e observavam que algum parente estava comendo muito pão, diziam: "lembre-se da vaquinha do dona Otília!".

SIDNEI FASSBENDER

Sidnei Fassbender era um dos filhos de Fassbender e dona Otília. Como descendente de alemão, gostava muito de beber cerveja. Certa vez, vinha de Apiacá (ES) em um ônibus, quando pediu para que o motorista parasse, para que fosse urinar. Sidnei desceu e urinou no pneu traseiro por bastante tempo. Quando o ônibus deu a partida, o pneu acabou deslizou e o riso foi geral.

ZÉ CABEÇA E ALCESTE

"Zé Cabeça tinha um bar no centro da cidade e era torcedor fanático do Ordem e Progresso. Alceste Viana, contudo, era torcedor fanático do Olympico. Em certo domingo, o Ordem e Progresso ganhou do Olympico por 4 a 0. Zé Cabeça escreveu, então, no espelho do bar com letras grandes, o placar da partida.

Alceste Sá Viana, ao entrar no bar, em companhia de Pedro Rosa, não gostou da atitude de Zé Cabeça e mandou ele tirar do espelho o placar.

Zé Cabeça se negou a fazer isso. Alceste foi, então, em sua casa pegou um revólver e deu dois disparos no vidro, quebrando o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário