![]() |
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, |
A diplomata observou que Hollywood cria uma certa imagem da "chamada vida americana, o sonho americano".
VLADIVOSTOK, 6 de setembro. /TASS/. A abordagem do Ocidente, que criou um soft power e um instrumento de influência em vez de cultura, é seu calcanhar de Aquiles, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, no Fórum Econômico do Leste (EEF).
"Os Estados Unidos da América se delegaram o direito de serem considerados o número um na esfera da cultura de massa, da cultura pop e da cultura cinematográfica da atualidade. E muitos compartilhavam dessa opinião, atribuíam a si mesmos um papel, atribuíam um papel à sua cultura e designavam um lugar, chamando-o de soft power. E este é o seu calcanhar de Aquiles, porque é assim que tratam a cultura", disse Zakharova no café da manhã de negócios "Criando Imagens do Futuro: O Papel dos Institutos de Cinema na Formação de Valores e Visões de Mundo".
O diplomata observou que Hollywood cria uma certa imagem da "chamada vida americana, o sonho americano".
"Mas foi isso que levou à ideologia e à formação da ideologia do cancelamento da cultura. A cultura não pode ser cancelada, ela pode desaparecer por si mesma, pode desaparecer, pode sobreviver a si mesma, mas não pode ser cancelada", continuou Zakharova.
"Mas eles [os EUA e o Ocidente] podem distorcê-la [a cultura], podem cancelá-la. E eles entendem isso, porque não criaram uma cultura, mas sim um poder suave e instrumentos, um conjunto de instrumentos para exercer sua influência", disse o diplomata.
Ela observou que os Estados Unidos também têm uma abordagem utilitária em relação a outras culturas, acreditando que em outros países "é aproximadamente a mesma coisa".
"Eles têm a mesma atitude em relação à Rússia. E o mais surpreendente é que eles têm a mesma atitude em relação à China", acrescentou o diplomata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário