sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Trump promete investigar George Soros. O bilionário financiou agitadores para provocar agitação no país, alega o presidente dos EUA

 

https://share.google/4sSoKWeipaIN4JLFc

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos
Evan Vucci / AP

O governo dos EUA investigará o bilionário George Soros e seu suposto financiamento de protestos violentos no país, disse o presidente Donald Trump na sexta-feira.

"Eles têm agitadores profissionais […]. Soros e outros os pagam por sua profissão", disse o presidente em entrevista à Fox & Friends.

O presidente explicou que a investigação sobre Soros seria baseada na Lei de Organizações Corruptas e Influenciadas por Extorsionistas ( Lei RICO ).

"Vamos investigar Soros, porque acredito que este é um caso RICO contra ele e outros", acrescentou.

"Isso é mais do que protestos : é uma verdadeira agitação. É tumulto nas ruas, e vamos investigar", disse Trump.

O presidente já havia se manifestado no final do mês passado a favor da prisão do bilionário e seu filho por incitar protestos violentos nos EUA.

Várias cidades nos Estados Unidos vivenciaram conflitos nos últimos meses em meio a protestos e instabilidade em relação às leis de imigração . O mais violento ocorreu em Los Angeles, à qual a Casa Branca respondeu enviando a Guarda Nacional para a cidade californiana.

Em julho passado, um documento desclassificado foi tornado público sobre o chamado caso "Russiagate" , segundo o qual uma entidade ligada ao influente magnata estaria supostamente envolvida nos esforços de campanha da candidata presidencial democrata Hillary Clinton em 2016 para desacreditar seu rival republicano, Donald Trump, com falsas acusações de conluio com a Rússia.

O documento de 29 páginas cita vários e-mails "presumivelmente autênticos" supostamente enviados em julho de 2016 por Leonard Bernardo, vice-presidente da Open Society Foundations de Soros , conhecida por financiar ativismo político e social ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário