sábado, 13 de setembro de 2025

"Conseguem enxergar o fanatismo de uma 'mente coletiva' muito antes da maioria das pessoas"

Você é um anticonvertido? O que sabemos sobre esse novo tipo de personalidade

Além das conhecidas personalidades introvertida e extrovertida, alguns psiquiatras distinguem um terceiro tipo, ainda pouco compreendido, mas muito diferente dos outros dois.


Pensadores independentes

Na opinião de Rami Kaminski, a história está repleta de pensadores independentes que não são emocionalmente dependentes de nenhum grupo. A ilustre pintora mexicana Frida Kahlo, o escritor tcheco Franz Kafka , o escritor britânico George Orwell e o físico alemão Albert Einstein podem ser considerados exemplos de personalidades "otherverted". 

Identidade acima da filiação coletiva

Rami Kaminski explica que, embora os otherverts sejam muito amigáveis e capazes de formar laços profundos com os outros, eles acham difícil se sentir conectados a grupos maiores, bem como perceber identidade coletiva ou valores compartilhados.

No entanto, não é que prefiram a solidão à companhia; pelo contrário, não se sentem incluídos em nenhum círculo social nem interessados em fazer parte de um grupo. "Como não podem ser expulsos de um grupo ao qual não pertencem, não temem a rejeição social. Não buscam validação externa, nem dependem de outros para apoio emocional. Não sentem necessidade de convencer ninguém de nada, muito menos do seu próprio valor", escreve Kaminski.

O especialista acrescenta ainda que os otherverts tendem a ser mais criativos, livres e inventivos , além de possuírem maior independência emocional e não serem limitados por imposições sociais, já que não pertencem a nenhum grupo que dite suas posições ou comportamentos. Além disso, os otherverts podem ser capazes de encontrar soluções para problemas que os outros não conseguem enxergar ou inventar novas abordagens para temas familiares.

Conferir em:

https://share.google/gZt0GpAr5h0Plb64w

Nenhum comentário:

Postar um comentário