Manoel Mangaravite resgata fatos históricos importantes de nossa região |
Manoel Mangaravite nasceu no dia 11 de fevereiro de 1941, em Bom Jesus do Norte (ES), quando este pertencia ao município de São José do Calçado. Casou-se com Marlene Aparecida Batista da Silva no dia 10 de outubro de 1965, com quem tem quatro filhos: Maria de Fátima, Fábio, Flávio e Fernanda e vários netos.
Funcionário da antiga Empresa de Luz e Força Itabapoana Ltda, com sede em Bom Jesus do Norte, aposentou-se em 1992, pela Escelsa, e cedeu várias preciosidades para a Exposição "Objetos perdidos no tempo..." que ocorreu no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos).
Mangaravite, afilhado de Esio Bastos, fundador do jornal O Norte Fluminense, lembra que "foi João Ferreira Soares quem estabeleceu a Usina Hidrelétrica Mangaravite na década de 1930. O nome foi dado em homenagem ao meu avô Fortunato Mangaravite, que era o proprietário das terras da região. Meu avô era italiano e veio para o Brasil com a esposa Maria Gualhana. A Usina cedia energia para o Estado do Rio de Janeiro e para o Estado do Espírito Santo. João Ferreira Soares foi também proprietário da Cia. de Estrada de Ferro Itabapoana. Era, portanto, um empreendedor e visionário".
Cel. João Ferreira Soares
(continua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário