segunda-feira, 12 de agosto de 2024

**RECONHECIMENTO EM BOM JESUS DO ITABAPOANA**, por Alfonso Castro Escalante




A gentil pedido do Dr. Gino Martins Borges Bastos, Diretor do Jornal *Norte Fluminense* e promotor cultural em Bom Jesús de Itabapoana, fui incluído no grupo dos homenageados, no âmbito do II Festival Literário e Cultural de Bom Jesus FLICbonjê, realizado na cidade de Bom Jesús de Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 08 e 11 de agosto de 2024. Este festival foi coordenado pela Professora Alessandra Ribeiro de Abreu, natural de Vitória, Estado do Espírito Santo, mas cujos pais têm raízes familiares em Bom Jesús de Itabapoana. Ela é graduada em Letras - Português e possui pós-graduação em Revisão de Textos e Alfabetização. Escritora desde pequena, seu primeiro livro foi publicado em 2020. Em 2022, fundou a Editora Revidreams e participa na Academia Caraciquense de Letras. Além disso, participa de Coletivos de Diversidade Literária e de diversas Feiras Literárias, incluindo esta última de Bom Jesús de Itabapoana, onde me foi solicitado um resumo curricular para estudo, atendendo ao pedido do Dr. Gino Martins Borges Bastos. Ele levou em consideração que sou o único venezuelano (estrangeiro) que, há pouco mais de um ano, integra a Banda Lira Operária Bonjesuense, dirigida pelo Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira.

Conheci o Dr. Gino em um dos ensaios da Lira Operária Bonjesuense, e ele se colocou à disposição para escrever sobre as atividades da Banda em cada uma das edições do jornal Norte Fluminense, que são publicadas na versão digital e uma vez por mês na versão física. Por todas essas razões, o Dr. Gino Martins Borges Bastos propôs meu nome aos organizadores do II Festival Literário e Cultural, celebrado nesta cidade. Ontem à tarde, recebi este reconhecimento, que recebo com muita humildade e modéstia, acompanhado por minha esposa Trina Mercedes Sáez de Castro, minha filha Endrina Castro Saez e nossa querida amiga Rosa Leonor Batista Pereira, a quem agradeço pela grata companhia. 

O ato não foi realizado de maneira formal, como estava previsto para a tarde de ontem, 10 de agosto de 2024, devido a uma forte chuva que atingiu a cidade no horário marcado, às 17h30, na Praça Governador Portela, em frente à Igreja Matriz de Bom Jesús de Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro. O certificado foi entregue de forma informal. O Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira, Diretor da Banda Lira Operária Bonjesuense, também foi um dos homenageados.

De qualquer forma, por meio destas linhas, quero expressar meu profundo agradecimento ao Dr. Gino Martins Borges Bastos, proponente do meu nome, e à Professora Alessandra Ribeiro de Abreu, Coordenadora deste II Festival Literário e Cultural de Bom Jesus de Itabapoana. A Professora Alessandra, além de expor uma série de textos de diversos autores, apresentou seu livro *Quando a noite cai: A Profecia*. Entramos em contato para futuras publicações de minha autoria, fortalecendo os laços de uma boa amizade e meu agradecimento infinito.


Alfonso Castro Escalante.

Historiador e escritor.

Executante do Saxhorne.

Lira Operária Bonjesuense.



QUEM É ALFONSO CASTRO ESCALANTE 



Alfonso Castro Escalante nasceu na cidade de Mérida, Venezuela, em 27 de julho de 1956, mas foi em Zea que passou sua infância e criou raízes, sendo, portanto, zedenho por afetividade. Estudou o Ensino Primário no Grupo Escolar "Félix Román Duque" e iniciou o Ensino Secundário no Colégio "Rita Mora de Barrios", ambos em Zea. Concluiu o bacharelado no Ciclo Diversificado "José Nucete Sardi" em Tovar.

Iniciou seus estudos universitários na Faculdade de Humanidades e Educação, Escola de História, da Universidade de Los Andes, onde se formou em julho de 1984 com o título de Licenciado em História, com menção em América e Venezuela. Sua tese de graduação intitulou-se "Aspectos Histórico-Geográficos de Zea", publicada pelo governo do Estado de Mérida em 1985. Figura entre os seis professores que fundaram a Cátedra de Instrução Premilitar do estado de Mérida em outubro de 1984. Iniciou-se como docente dessa disciplina no "Ciclo Diversificado Docência", hoje Liceu "Rómulo Gallegos" na cidade de Mérida, e lecionou essa cátedra no Liceu Ejido, Escola Técnica "Simón Rodríguez" e Liceu Caracciolo Parra y Olmedo de Mérida. 

Outros lugares de atuação foram:

- Liceu Noturno "Haydee Cárdenas". Los Curos Mérida.

- Liceu Noturno "Florencio Ramírez".

Em 23 de setembro de 1986, foi nomeado Cronista Oficial do Município Forâneo Zea, segundo a ata N° 36, pelo Conselho do Município Autônomo Tovar. Em 1994, obteve o título de Licenciado em Educação com menção em História. Em 23 de abril de 1995, foi ratificado como Cronista Oficial do recém-criado Município Zea, segundo a ata N° 10, pelo Conselho Municipal. Cargo que ocupou até dezembro de 2004. Foi autor de mais de 1200 Crônicas de Zea. Foi membro fundador da Associação de Cronistas do Estado de Mérida em 1993, da qual foi secretário até 2005. Aparece entre os membros que refundaram a Sociedade Bolivariana do Estado de Mérida em 28 de junho de 1985, onde exerceu consecutivamente o cargo de Secretário Geral em vários períodos.

De 17 de março de 2006 até 19 de maio de 2009, desempenhou-se como Coordenador de Instrução Premilitar do Distrito Escolar N° 01, adscrito à Coordenação Zonal dessa disciplina na Zona Educativa N° 14 do Estado de Mérida.

Atualmente é docente aposentado do Ministério da Educação, cumpre funções como Secretário Geral (titular) da Sociedade Bolivariana do Estado de Mérida e como 2° Vogal Representante dos Sócios Honorários na Associação de Cronistas do Estado de Mérida. É Cronista Emérito do Município Zea, Estado de Mérida, conforme Gaceta Municipal Extraordinária N° 420 de 16 de fevereiro de 2022.

Entre as condecorações recebidas estão:

- Botão de Honra "El Montañero". Ministério da Defesa. VII Brigada de Infantaria. Mérida (Julho de 1989).

- Botão de Honra - Membro da Sociedade Bolivariana da Venezuela (Maio de 1995).

- Botão Insígnia Honra ao Mérito. Ministérios da Defesa e Educação. Comissão Permanente para Instrução Premilitar. Caracas (Julho de 1999).

- Botão Honra ao Mérito do Centro Social 19 de Abril. Centro Social 19 de Abril. Zea (Abril de 2000).

- Botão Honra ao Mérito. Conselho Legislativo do Estado de Mérida (Abril de 2003).

- Botão Insígnia Honra ao Mérito, em sua única classe. Ministério da Defesa. Ministério da Educação e Desportos. Comitê Permanente para Instrução Premilitar do Estado de Mérida (Março de 2006).

- Botão do Conselho Municipal de Libertador. “Cidadão Meritório” em comemoração aos 450 anos da fundação de Mérida (Outubro de 2008).

- Botão Honra ao Mérito. Reconhecimento: Em seus 24 anos de serviço. Ministério do Poder Popular para a Educação. Zona Educativa N° 14 do Estado de Mérida. Mérida (15 de janeiro de 2009).

- “Botão de Honra” Diploma com a insígnia correspondente em sua única classe. Ministério do Poder Popular para a Defesa. Exército Nacional Bolivariano. Segunda Divisão de Infantaria. 22ª Brigada de Infantaria. Mérida (19 de junho de 2009).

- Botão de Honra 50 anos do Colégio Rita Mora de Barrios. Zea (Junho de 2010).

- Botão. Orador de Ordem. Conselho Municipal de Libertador, Estado de Mérida. Mérida (23 de maio de 2014).

- Botão Honra ao Mérito do Município Zea. Conselho Municipal do Município Zea. Zea (21 de setembro de 2014).

- Ordem Cidade de Zea. Conselho Municipal do Município Zea. Zea (21 de setembro de 2012).

- Ordem Bispo Ramos de Lora. Prefeitura do Município Bispo Ramos de Lora. Palestrante do Simpósio de História Municipal. Santa Elena de Arenales (27 de fevereiro de 2013).

- Cruz Honra ao Mérito. Conselho Municipal de Libertador, Estado de Mérida (19 de abril de 2013).

- Ordem Libertador Simón Bolívar. Conselho Municipal de Libertador, Estado de Mérida. Celebração do Bicentenário da Passagem de Bolívar por Mérida. Mérida (23 de maio de 2013).

- Botão Honra ao Mérito. Prefeitura do Município Zea, Estado de Mérida. Zea (21 de setembro de 2014).

Realizou uma série de cursos de capacitação em Instrução Premilitar durante seus 21 anos como docente e em seus 3 anos como Coordenador Distrital a serviço da educação, tendo recebido diplomas e placas de reconhecimento. Foi recenseador principal do Catálogo Patrimonial do Município Zea em 2009, publicado pelo Ministério do Poder Popular para a Cultura.

Em 24 de julho de 2010, foi nomeado "Cronista Honorário" da Associação de Cronistas do Estado de Mérida por ter sido membro fundador. Foi designado Cronista Emérito do Município Zea, Estado de Mérida, Venezuela, segundo ata do Conselho Municipal de 16 de fevereiro de 2022, Gaceta Extraordinária N° 420. Foi nomeado Membro Honorário da Sociedade Bolivariana do Estado de Mérida, Venezuela, em 20 de julho de 2023.

Foi orador de ordem em diversos atos, entre os quais:

- No primeiro centenário do nascimento do Dr. Alberto Adriani em Zea (1998).

- No Centro Social 19 de Abril de Zea em comemoração ao 76º aniversário dessa instituição (Abril de 2000).

- Na Sociedade Bolivariana do estado de Aragua em 5 de julho de 2010, no início do ano Jubilar do Centenário da assinatura do Ato de Independência.

- Nos 25 anos da Unidade Educacional “Cecilio Acosta” e na celebração dos 199 anos da Campanha Admirável. El Vigía (14 de fevereiro de 2012).

- Na comemoração dos 114 anos do nascimento do Dr. Alberto Adriani Mazzei. Designado pela Prefeitura e Câmara Municipal do Município Alberto Adriani. El Vigía (14 de junho de 2012).

- Na sessão solene do Conselho Municipal de Zea em comemoração às festas patronais em homenagem a Nossa Senhora das Mercês. Zea (21 de setembro de 2012).

- Na sessão especial do Conselho Municipal de Libertador em comemoração aos 201 anos da entrada de Bolívar em Mérida. Mérida (23 de maio de 2014).

- Orador de Ordem nos 205 anos da Declaração de Independência de 19 de abril. Prefeitura e Câmara Municipal do Município Zea. Praça Bolívar de Zea (19 de abril de 2015).

Passou a morar em Bom Jesús de Itabapoana no dia 15 fevereiro 2020. É integrante da Lira Operária Bonjesuense desde 10 de maio de 2023, send

o também Relator Histórico das atividades da referida Sociedade Musical. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário