segunda-feira, 30 de junho de 2025

A lareira de Bom Jesus do Norte, os libaneses e Emir Bussade

 


Para nossa região que está caracterizada com um clima tropical, com temperatura seca no inverno, e temperatura média de de 15,2 ºC, no mês de julho, a adição de uma lareira a uma residência remete à circunstância de que a área onde a moradia foi edificada, está inserida em um local específico de temperaturas baixas.

O casarão onde morou Emir Bussade, ex-proprietário da Empresa Luz e Força Itabapoana Ltda, em Bom Jesus do Norte, que forneceu energia para toda a região, mantém até hoje esse elemento que traz luz à nossa história.

Falar em Emir Bussad impõe, contudo, resgatar suas origens libanesas, através de Latuffe Bussade.

O libanês Latuffe Bussade, nascido em Richemaia, chegou ao Brasil no início do século XX. Quando se fixou no Rio de Janeiro, dirigiu-se à rua da Alfândega, região onde os libaneses costumavam se estabelecer. Fundou, então, uma fábrica de meias, em Vila Isabel.

Latuffe casou-se, no Brasil, com Nazira Bussade, oriunda de São José de Ubá (RJ), e teve os seguintes filhos: José, Munir, Adélia, Mirtes, Jamile e Maria de Lourdes.

Quando José tinha cerca de 12 anos, Latuffe mudou-se para Itaperuna, onde estabeleceu uma loja, a Casa Oriental, onde está situado, atualmente, o Braseiro dos Tecidos.

José trabalhou com o pai até retornar ao Rio de Janeiro, já casado com Vitória Mussad, com quem teve dois filhos: Paulo Roberto Bussade, médico do Exército, na reserva, e William Murad Bussade, economista.

Por volta de 1930, José retornou a Itaperuna. Posteriormente, houve um período em que José se envolveu na política. Recebeu, em 1952, em Itaperuna, a visita do governador de São Paulo, Ademar de Barro, que queria levá-lo para trabalhar em São Paulo. Na época, ele aproveitou a oportunidade e solicitou ao político paulista uma doação para ampliar o pátio do aeroporto, tendo sido atendido no pleito.

José recebeu, ainda, a visita do vice-presidente da República, Café Filho, que exerceu a presidência do país após o suicídio de Getúlio Vargas.

O Coronel Adib Murad, primo de sua esposa, foi cogitado para ser presidente da República juntamente com o General Médici.

José trabalhou, depois, no Clube Monte Líbano, por 8 anos, quando se aposentou.





Sua irmã, Adélia, foi casou-se com Emir Bussade, proprietário da Fazenda Santa Bárbara. Emir veio para Bom Jesus do Norte (ES), uma vez que passou a ser dirigente da Companhia de Luz e Força, adquirida por Abdo.

Ismael Borges Alvarenga 

O saudoso Ismael Borges Alvarenga declarou, certa vez, ao JONF (Jornal O Norte Fluminense), que entendia que o nome de Emir Bussade devia ser resgatado em nossa história. E deu o seguinte depoimento:

"Recordo-me que, certa vez, um homem o procurou, e disse: - Sr. Emir, estou com minha conta de luz aqui e estou sem condições de pagar. Vê o que o senhor pode fazer por mim". Emir pegou o documento e escreveu nele: "pago" e o devolveu.

Além disso, o Hospital São Vicente de Paulo não pagava conta de energia.
 
Emir Bussade deve ser sempre reverenciado como um homem que deu sua parcela de colaboração para o engrandecimento de Bom Jesus do Itabapoana e de sua gente".

Outro testemunho dado ao JONF, sobre Emir Bussade vem do saudoso Geraldo do Nascimento Azevedo, pai do atual prefeito Toninho Gualhano.

Geraldo Nascimento Azevedo 

"Aprendi a ler e escrever em Caeté, mas não estudei em nenhuma escola. Trabalhei na roça, no asfalto que ligou Bom Jesus a Itaperuna, na Companhia de Luz e Força, de Emir Bussade, durante sete anos, e na Escelsa por 21 anos, até me aposentar", conta.

Segundo Geraldo, "Emir Bussade era uma pessoa querida, e levou grande desenvolvimento para a região com o estabelecimento da Companhia de Luz e Força, que forneceu energia para toda a região. Sua empresa cedeu energia para o norte-fluminense e sul-capixaba. Beneficiaram-se de sua empresa as localidades de Bom Jesus do Norte (ES), Ponte do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul (ES), São Benedito, distrito de São José do Calçado (ES) e Bom Jesus do Itabapona (RJ) e suas Usinas Santa Maria e Santa Isabel, além de Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes (RJ). Ocorre que havia muita inadimplência. Posteriormente, o estado encampou a empresa, que passou a se chamar Escelsa". 

Geraldo é grato também a dona Adélia Bussade, esposa de Emir: "Quando deixamos de trabalhar para a Cia de Luz e Força, fomos transferidos para a Escelsa que, entretanto, exigia que os trabalhadores tivessem ao menos o curso primário. Eu e outros colegas não tínhamos este curso. Foi dona Adélia quem nos ajudou para que pudéssemos obter o certificado, através de um curso ministrado no Colégio Estadual Horácio Plínio, em Bom Jesus do Norte (ES), que tinha como diretora uma filha de Jorge Assis, prefeito de Bom Jesus do Itabapoana".

Manoel Mangaravite 

Manoel Mangaravite também deu um depoimento ao JONF sobre Emir Bussade e a Empresa Luz e Força Itabapoana Ltda:

"João Ferreira Soares construiu a barragem da usina em 1952. Em 1953, Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 34383 de 27 de outubro, que transferiu a Empresa Luz e Força Itabapoana à Empresa Luz e Força Itabapoana Ltda, de Emir Bussade. Essa empresa foi autorizada a funcionar como empresa de energia elétrica pelo Decreto nº 31.915, de 12 de dezembro de 1952.

Em 1960, Juscelino Kubitschek assinou o Decreto nº 48.415, de 24 de junho, ampliando a zona de concessão da Empresa Luz e Força Itabapoana Ltda, no Estado do Espírito Santo, com a inclusão do município de Apiacá e da vila de Ponte do Itabapoana, em Mimoso do Sul.

Foi autorizada, ainda, a construção de uma linha de transmissão de energia elétrica entre a Usina Mangaravite, de propriedade da empresa, até a sede do município de Apiacá, com os sistemas de distribuição que fossem necessários.

O Decreto nº 48.416, de 24 de junho de 1960, ampliou a zona de concessão da Empresa Luz e Força Itabapoana Ltda, no Estado do Rio de Janeiro, com a inclusão do distrito de Carabuçu, em Bom Jesus do Itabapoana, excetuando-se o distrito de Serrinha e a fazenda Matinhos.

Foi estendida, ainda, até os distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, no município de Campos dos Goytacazes, excetuando a localidade de 'Espírito Santo' e as fazendas 'Santa Teresa e Matinhos'."





Antiga residencial de Emir Bussade, patrimônio histórico da região, está alugada e funciona como Fórum em Bom Jesus do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário