![]() |
Léon Krier "permaneceu inabalavelmente fiel aos seus ideais de beleza, comunidade e amizade" |
Faleceu Léon Krier, arquiteto e urbanista, promotor das arquiteturas tradicionais, cujo trabalho, baseado na tradição das doutrinas clássicas e do movimento Artes e Ofícios, inspirou o movimento pós-moderno e clássico-novo, e é considerado um dos fundadores do Novo Urbanismo. Léon Krier foi o responsável pela edificação do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas em Sintra, Portugal, juntamente com Alberto Castro Nunes & António Maria Braga.
Segundo Alexandra Massini, o notável profissional sempre "permaneceu inabalavelmente fiel aos seus ideais de beleza, comunidade e amizade" (ver abaixo).
"É com profundo pesar que, a pedido da esposa de Leon, Irene, transmito a seguinte mensagem:
Leon Krier faleceu na terça-feira, 17 de junho, em Palma de Maiorca, com a mesma coragem silenciosa com que viveu. Era um artesão, filho de um alfaiate e de uma pianista, que destilava a beleza das cidades e edifícios que via em seus atributos essenciais e usava o mesmo tecido para imaginar e reimaginar lugares onde as pessoas pudessem conviver. Era gentil, mas intransigente em tudo o que fazia, preferindo se isolar a se envolver em escaramuças políticas, burocracia desumana ou poluir seus projetos. Criava beleza com as mãos todos os dias: em seus desenhos, na bela música para piano que tocava, nas frutas que preparava cuidadosamente todas as manhãs para sua amada esposa. Sofria visceralmente por aqueles que passavam por dificuldades e estava desiludido com o curso do mundo. Sem ego ou medo de expressar ideias impopulares, permaneceu inabalavelmente fiel aos seus ideais de beleza, comunidade e amizade. Leon deixa Irene, sua amiga e esposa de cinco décadas, a quem sempre adorou, suas enteadas, genro e netas, sua irmã Marthy, seu marido e seus filhos, e inúmeros amigos e colegas ao redor do mundo, cujas vidas ele tocou profundamente.
Em profundo pesar e com sinceras condolências,
Atenciosamente,
Alexandra Massini"
![]() |
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas |
As Ruínas de São Miguel de Odrinhas, também designadas por Museu de São Miguel de Odrinhas, correspondem a uma villa romana do século 1 a. C. e a outros vestígios antigos localizados em Odrinhas, na freguesia de São João das Lampas e Terrugem, no município de Sintra, distrito de Lisboa, em Portugal.
Odrinhas é o local mais importante em termos de presença Romana em Sintra, Portugal. Para além do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, o sítio de Odrinhas possui uma variadíssima multiplicidade de vestígios romanos e de outras épocas subsequentes que atestam a permanência da presença humana no local pelo menos desde o século I a. C. até à atualidade. Esta persistência é tanto mais curiosa quanto se verifica numa zona onde não se conhece nenhum aglomerado importante. O núcleo urbano mais próximo situava-se em Faião, a urbe romana de maior importância do Município Olisiponense, logo a seguir a Olissipo. Existem ainda vestígios de uma via romana que ligaria Odrinhas a Faião.
O edifício atual, inaugurado em 1999, é um projecto de arquitectura de Alberto Castro Nunes & António Maria Braga, vencedores do Prémio Rafael Manzano, com consultoria de Léon Krier, e programa museológico de José Cardim Ribeiro. E é um exemplo de Nova Arquitetura Tradicional em Portugal.
![]() |
Ruínas de São Miguel de Odrinhas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário