domingo, 20 de julho de 2025

Há 159 anos, nascia o maestro Anacleto de Medeiros

 


Anacleto de Medeiros foi aprendiz de flautim e sax na Banda de Paquetá, sua ilha natal, no Rio de Janeiro, onde criaria depois o ”Recreio Musical Paquetaense”. Aos 9 anos de idade foi internado como aprendiz no Arsenal de Guerra, onde participou da Banda, continuando os estudos até os 18 anos, quando matriculou-se no Imperial Conservatório Musical (atual Escola de Música da UFRJ), de onde saiu professor de clarineta em 1888, tendo sido colega de turma de Francisco Braga (maestro e autor do Hino à Bandeira).

Maestro, arregimentador, teve por certo uma enorme vocação para a prática musical coletiva. Num período em que as bandas eram os grandes veículos de divulgação de música para a massa nos coretos, teatros e praças públicas. Num país de inequívoco pendor musical, onde não faltavam talentos natos no povo, Anacleto de Medeiros demonstrou capacidade e liderança na formação e regência de bandas operárias, como as da Fábrica de Paracambi (1894), Fábrica de Chitas Bangu (1904), Companhia de Tecidos e Fiação Confiança Industrial de Vila Isabel (1905), além de criar a Banda de Magé.

Sem dúvida, sua grande façanha foi a criação da Banda do Corpo de Bombeiros, em 1896, mesmo não sendo militar (ganhou uma patente simbólica de 1º sargento).

Admirado pela afinação e riqueza melódica dos arranjos, sob sua regência, o conjunto instrumental transformou-se em modelo para as bandas da época. Foi enorme sua contribuição para as primeiras gravações da música popular brasileira, a partir de 1902, quando surgiu a Casa Edson. Ao menos 100 fonogramas foram gravados pela Banda do Corpo de Bombeiros.

Na época de Anacleto, Choro era sinônimo do modo brasileiro de interpretar “polcas”, “valsas”, “quadrilhas”, “mazurcas” e o “schottisch”, danças europeias que invadiram o Brasil em meados do século XlX, assim como a “habanera” cubana. Mas, a fusão destes gêneros com o lundu e a criação de conjuntos musicais a base de violão, cavaquinho, flauta e outros instrumentos de sopro, foi diferenciando as composições brasileiras de suas congêneres estrangeiras. Este processo chamado de nacionalização de gêneros, resultou que ao fim e ao cabo era impossível confundir uma polka da Boêmia com uma composta pelos chorões brasileiros.

Compositor inspirado, Anacleto de Medeiros compôs mais de 100 músicas nestes gêneros, que eram tocadas pelas bandas Brasil afora. Trabalhou como regente e instrumentista em teatros, clubes, grupos de choro e festas familiares, como era costume dos músicos na época.

https://share.google/sAoB7rv8OKl6zimmD

Nenhum comentário:

Postar um comentário