sábado, 9 de agosto de 2025

Agosto de amor e letras: a APAE na III FLICbonjê


Na manhã clara de 1º de agosto, o coração de Bom Jesus do Itabapoana pulsou mais forte.

A APAE, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, chegou à abertura oficial da III FLICbonjê, Feira Literária e Cultural de Bom Jesus do Itabapoana, organizada com maestria por Alessandra Abreu, trazendo consigo o calor do afeto e o brilho da dedicação das cuidadoras Gisele Costa de Araújo, Maria Aparecida C. Zanardi, Marcione Borges, Angela Rangel, Giselle Magalhães e Elen Xavier.

Juntos, os assistidos do CAEE, Centro de Atendimento Educacional Especializado,  e os alunos da Escola Municipal Benemérito Dr. Cid Bastos Borges participaram da solenidade, unindo olhares e sorrisos em um mesmo compasso de encantamento.

O momento alto veio com o quadro "Qual é o seu talento?"

Ali, no palco da espontaneidade, os alunos mostraram que a arte é livre e a alegria, contagiante: rodas de capoeira, canções afinadas pela emoção, e um público inteiro embalado por um misto de surpresa e ternura.

À tarde, o sol continuava dourando as ruas, e a festa ganhou novo colorido. Representando a APAE, o grupo apresentou a Quadrilha Junina “Xonados por Você”, fruto de dias de ensaio e entrega sob a condução da professora Helen Xavier. O público, tocado, viu-se arrebatado por uma emoção silenciosa, daquelas que ficam para sempre na lembrança.

Os assistidos tiveram as mãos carregadas de exemplares do jornal O Norte Fluminense, livros de Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas e da obra inaugural do jovem escritor e poeta Djalma Pereira Campos,"O NOVO LEGADO, UM MISTÉRIO EM BOM JESUS". Eles sentiram o peso doce das letras e dos versos. Não era apenas papel: era a descoberta de mundos possíveis.

E assim, com poesia, canto, dança e esperança, eles não apenas participaram da FLICbonjê, eles a transformaram. Trouxeram inclusão genuína, amor sem medidas e pureza que abraçou todos os presentes.

A III FLICbonjê, seus escritores e poetas, e toda Bom Jesus do Itabapoana rendem aplausos às idealistas gestoras da APAE, guardiãs dessa certeza simples e profunda: só o amor é capaz de construir um novo mundo.


Jornal O Norte Fluminense: Mais que um jornal, a voz da nossa história 























Nenhum comentário:

Postar um comentário