terça-feira, 18 de setembro de 2018

INSTITUTO DE MENORES DOA INSTRUMENTOS MUSICAIS À ESCOLA DE MÚSICA LUIZ BARTHOLAZZI



Celso Ferreira de Almeida, presidente do Instituto de Menores Roberto Silveira, e o Dr. Rubens Soares Oliveira, tesoureiro, entregaram instrumentos musicais à  Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, representada por  Maria Regina Borges de Abreu Almeida
No dia 4 de agosto passado, o Instituto de Menores Roberto Silveira doou instrumentos musicais para a Escola de Música Luiz Bartolazzi, ligada à Lira Calheirense Maestro Áureo Fiori, de Calheiros - que tem o apoio da Lira 14 de Julho de Rosal - administrada pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira.

A doação foi feita por solicitação do Espaço Cultural Luciano Bastos, que, no dia 26 de maio de 2013, doara ao Instituto os instrumentos musicais para a formação de uma banda.

Tendo em vista que, passados 5 anos, não foi possível a implantação da banda, e levando-se em conta a criação da Escola de Música em Calheiros, os atuais dirigentes do Instituto prontamente concordaram em realizar a doação.

Recebeu os instrumentos pela Associação dos Amigos do Memorial Roberto e Badger Silveira, a srª. Maria Regina Borges de Abreu Rezende.

Entregaram os instrumento musicais o presidente do Instituto de Menores, Celso Ferreira de Almeida e o tesoureiro, Dr. Rubens Soares Oliveira. Na oportunidade, Celso Ferreira fez questão de ressaltar o trabalho abnegado de Dona Eliane Salles de Souza, atual secretária, que dedicou sua vida ao Instituto de Menores Roberto Silveira. O dr. Gino Martins Borges Bastos, representando o ECLB, esteve presente ao ato solene.


Instrumentos musicais doados pelo Instituto de Menores Roberto Silveira à Escola de Música Luiz Bartolazzi, ligada à Lira Calheirense Maestro Áureo Fiori, administrada pela Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira




Lira Calheirense Maestro Áureo Fiori à frente do Museu Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto ( 5 de agosto de 2018)
Maestro Áureo Fiori e a Lira que o homenageia 
( 5 de agosto de 2018)
Resultado de imagem para lira calheirense maestro áureo fiori nortefluminense






Segue notícia de 2013 sobre a doação de instrumentos musicais ao Instituto de Menores Roberto Silveira, divulgada no blog do Espaço Cultural Luciano Bastos.


sexta-feira, 28 de junho de 2013


INSTITUTO DE MENORES ROBERTO SILVEIRA RECEBE DOAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS QUE COMPUNHAM A BANDA MARCIAL DO COLÉGIO RIO BRANCO





    

        O Instituto de Menores Roberto Silveira recebeu, nesta quarta-feira, 26 de maio, a doação feita pelo Espaço Cultural Luciano Bastos, de instrumentos musicais que compunham a Banda Marcial Olívio Bastos, do Colégio Rio Branco. 

        A diretora da instituição, Irmã Sara Elizabeth Pelegrini, agradeceu ao Espaço Cultural Luciano Bastos, dizendo da importância dessa iniciativa, uma vez que os instrumentos musicais doados pelo ECLB darão oportunidade aos menores de se desenvolverem plenamente, por meio da música, aumentando sua autoestima. 

       A Presidente do ECLB, Claudia Bastos do Carmo, emocionada ao fazer a doação, lembrou a figura do pai, Luciano Bastos, que sempre fazia questão da participação ativa das normalistas do Colégio Rio Branco em várias festividades do Instituto de Menores, por entender que com essa interação todos eram grandemente beneficiados. 

Instituto de Menores, 1981: Raul Lopes, Luiz Teixeira (Cedae), Antonio Borges, Jorge Teixeira Azevedo, Luciano Bastos (Presidente do Centro Popular), Sebastião Alfeu (homenageado), Dr. Salim Tannus e Dr. Oliveiro Teixeira.
     
   Além disso, lembrou também que Luciano Bastos enquanto Presidente do Centro Popular Pró-Melhoramentos de Bom Jesus, sempre colaborou para o crescimento do Instituto de Menores. Em edição de 06 de agosto de 1994, de O Norte Fluminense, publicou: 

        “O Instituto de Menores tem importante papel no amparo ao menor e prestado relevantes serviços nesse setor, indispensável mesmo à harmonia social de nossa sociedade. Nunca se cogitou em fechar as portas, ao contrário, os esforços serão feitos no sentido de ampliar suas atividades amparando as crianças e adolescentes desvalidos.” 

Claudia Bastos do Carmo, do ECLB, entre a assistente social Daniele Péres Brites Moraes e a Diretora do Instituto de Menores, Irmã Sara Elisabeth Pelegrini.

Foram entregues: vinte e um taróis, sete cornetas, duas tubas, dois pares de pratos, quatro surdos, três bumbos, dois tambores e uma escaleta. 







Um comentário:

  1. Parabéns p iniciativa e q esses instrumentos sirvam de motivo e incentivo p o crescimento cultural dessa comunidade

    ResponderExcluir