domingo, 11 de agosto de 2019

Marcus Werneck doa relíquia ao ECLB



O bonjesuense  Marcus Werneck, ex-prefeito de Laje do Muriaé, radicado naquele município, doou ao ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) uma rara coleção do jornal A Voz do Povo, a partir de seu primeiro número, da segunda fase, publicado no dia 5 de agosto de 1933.

Esta coleção tinha sido doada por Osório Carneiro, o fundador do jornal, ao Coronel João Ferreira Soares, como agradecimento pelo apoio à publicação.


Telas de Marcus Werneck e fotos estarão expostas na Tenda Cultural Elcio Xavier


Osório Carneiro doou coleção de A Voz do Povo ao Coronel João Ferreira Soares


Antes disso, o poeta bonjesuense Elcio Xavier havia doado os primeiros exemplares de A Voz do Povo, da primeira fase do jornal, publicada a partir de 6 de setembro de 1930.

Osório Carneiro era, na época, figura das mais expressivas da sociedade bonjesuense. No dia 16 de outubro de 1930, foi nomeado "autoridade de fato" pelas Forças Revolucionárias da Revolução de 1930. 

O ECLB possui,  em seu acervo, preciosa coleção de todos os jornais de nosso município, a partir de seu primeiro jornal, Itabapoana, editado por Silvio Fontoura, em primeiro  de agosto de 1906, doado por Pedro Dutra, filho do historiador Antônio de Souza Vargas, a Luciano Bastos.


Elcio Xavier doou ao ECLB  a coleção  de A Voz do Povo, a partir de 6 de setembro de 1930, em sua primeira fase



2 comentários: