segunda-feira, 2 de julho de 2018

A Fazenda do Bálsamo, em Rosal



 Porphirio Henriques Filho publicou Libertas, em março de 1939

Na publicação Libertas, que retratou Bom Jesus do Itabapoana por ocasião de sua segunda emancipação, ocorrida no dia 1º de janeiro de 1939, Porphirio Henriques Filho dedicou uma página à Fazenda do Bálsamo, localizada em Rosal.

Nascido em Laje do Muriaé, Porphirio escreveu um importante livro sobre a história de Itaperuna, intitulado "A Terra da Promissão".

Esta publicação histórica sobre nossa emancipação faz parte do acervo da biblioteca particular de Luciano Bastos.

Em outras postagens, O Norte Fluminense dará conhecimento aos seus leitores de outras matérias publicadas por Porphirio Henriques Filho.


2 comentários:

  1. Minha mãe, Filomena Salino, nasceu e cresceu nas terras na Fazenda do Bálsamo. Seu pai, Salíbio e sua mãe Olímpia, trabalhavam nas lavouras do então proprietário da época Abílio de Sá Viana.
    No porão da fazenda funcionava a escola, onde minha mãe, minhas tias e outras crianças da região tiveram aulas com a querida professora Dalva.
    Neste último dia 26 de julho/2021, estivemos fazendo um tour pelas terras da fazenda com minha mãe. Era um sonho dela retornar à sua terra natal.
    Iniciamos pelas terras dos Teixeiras, onde ela encontrou amigos de infância. Depois seguimos pasto a fora até o local onde ficava a casa em que moraram na Cachoeirinha.
    Pegamos estrada e seguimos sentido Rosal passando no local onde ficava a sede da fazenda, hoje pertencendo a Luciano, que nos recebeu carinhosamente e nos deu muita atenção.
    Seguimos até a Praça de Rosal onde minha mãe encontrou amigas de infância e sua professora de catequese, Mariinha.
    Quanta emoção!!!❤
    Ficamos muito felizes e agradecidos a Deus pelo privilégio de podermos fazer este passeio ao "passado".
    Pretendo retornar novamente em breve com outros membros da família.
    GRATIDÃO!!! 🙌🏽

    ResponderExcluir