quinta-feira, 5 de julho de 2018

IFF DE BOM JESUS DO ITABAPOANA É POTÊNCIA REGIONAL







O CTAIBB (ColégioTécnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges) foi idealizado pelo médico veterinário Ildefonso Bastos Borges, com o apoio de seus dois outros irmãos, Hélio e Cid, nomes que deram suas vidas pelo desenvolvimento de nosso município. 

Foi fundado no dia 2 de abril de 1970, com a assinatura do termo de cessão de terras do Ministério da Agricultura à UFF (Universidade Federal Fluminense).

Foi a primeira instituição de ensino técnico da região.

Em 2008, foi incorporado ao IFF (Instituto Federal Fluminense), passando a se denominar campus Bom Jesus, ocupando área de 55ha.

Carlos Antônio Araújo de Freitas, professor de Biologia, é o diretor geral, com mandato até o ano de 2020. Em 2009, ingressou nas fileiras da unidade do IFES, Campus de Alegre (ES). Desde 2010, pertence aos quadros do Campus de nosso município.

Carlos Antônio Araújo de Freitas, diretor do IFF Campus de Bom Jesus do Itabapoana


Segundo ele, a unidade em Bom Jesus conta com cerca de 1.000 alunos e um total de 250 funcionários, entre professores, técnicos e terceirizados.

O IFF oferece 5 cursos técnicos: Informática, Agropecuária, Agroindústria, Química e Meio Ambiente, além de um curso superior, na área de Alimentos.

Segundo Carlos Antônio, "dou continuidade às boas práticas levadas a efeito pelas administrações anteriores e, dentro das dificuldades financeiras atuais, procuro expandir o número de matrículas, assim como de ações de interesse regional, como a orientação à cafeicultura. Estamos realizando treinamento nessa área, com ótimos resultados, no distrito de Bonsucesso, em Apiacá (ES) e, em breve, levaremos nossa prática para Itaperuna (RJ). Além disso, realizamos parceria com a prefeitura de Bom Jesus, para que o odontomóvel faça atendimento periódico no Campus".

Segundo o diretor, "Campus de Bom Jesus tem condições de se expandir, pois temos potencialidade para receber até 2 mil alunos, mas para que isso ocorra, será necessário que o governo federal volte a fazer investimento. Entre 2008 e 2013, foi o período em que mais ocorreram aportes no IFF, e permitiu o nosso grande desenvolvimento", salienta.

O IFF de Bom Jesus estimula a produção interna de diversos produtos de  qualidade, que são vendidos no posto localizado no prédio da instituição. Além disso, o programa NUTRIARTE, que qualificou mulheres da sociedade, na área da produção de alimentos, conta hoje com 5 integrantes que vendem seus produtos no próprio IFF e em outros municípios, por ocasião de exposições. O projeto AGROECOLOGIA, por sua vez, é outro programa que tem qualificado produtores da região e os trouxe para dentro do Campus, permitindo a oferta de produtos qualificados à população.

Esses projetos dão a tônica da importância do IFF de Bom Jesus, também, como fomentadora do desenvolvimento econômico da região.

Nossa reportagem acompanhou uma aula do 1º Ano Concomitante. Nesta turma, estudam alunos de outros seis municípios: Nova Friburgo (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Italva (RJ), Afonso Claudio (ES), São José do Calçado (ES) e Apiacá (ES).

A aluna Kelly Ferreira da Silva, da região de Alto Calçado, no Espírito Santo, estuda há 6 meses. Ela diz que "minha família é da zona rural. O IFF nos capacita com professores altamente qualificados. Estou satisfeita com o ensino ministrado".

João Gonçalves Neto, de Bom Jesus do Itabapoana, da mesma turma, afirmou:  "observo que este curso abre portas para a vida profissional. Estou gostando muito da formação que nos está sendo dada".

Jeovan Maurício, do município capixaba Afonso Cláudio, explica a razão de estudar em Bom Jesus, a cerca da 223,4 km de sua cidade natal: "Meu irmão Jean se formou aqui, e consideramos como o melhor curso da região".

Augusto Carlos de Abreu Neto é um dos mais antigos e qualificados professores da instituição, ali trabalhando desde 1º de julho de 1976. Ele leciona piscicultura para alunos do 1º Ano Concomitante, e faz a comparação da entidade, na década de 1970, com a que existe atualmente: "entendo que, desde de D. João VI, foi no período do governo de Lula que houve o maior número de investimento na educação em obras, cursos e material humano no Brasil. Aqui no IFF, foi isso o que ocorreu".

Luciano Rezende, professor de Agropecuária do IFF, é um dos profissionais mais respeitados da instituição. Mineiro, é engenheiro pela Universidade Federal de Viçosa (MG), licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio e Janeiro, bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Manejo Integrado de Pragas e Receituário  agronômico pela Universidade Federal de Lavras. Além disso, possui mestrado em Entomologia e doutorado em Fitotecnia, ambos pela Universidade Federal de Viçosa. 

Integrando os quadros do IFF de Bom Jesus desde 2011, ele também faz uma análise da situação da instituição: "temos que reconhecer que foi na época dos governos de Lula e Dilma que tivemos os maiores avanços no IFF. O número de matrículas cresceu extraordinariamente em todos os sentidos, e foram criadas as condições para que, hoje, a entidade possa receber mais de mil alunos. Com a nova política estabelecida pelo governo federal, contudo, os investimentos na educação foram reduzidos drasticamente e, assim, milhares de jovens que poderiam estar ingressando atualmente no IFF de Bom Jesus, se qualificando profissionalmente, estão sendo relegados das condições de ingressarem com qualificação no mundo do trabalho".


Alunos do 1º Ano Concomitante e o prof. Augusto Carlos de Abreu Neto



Alunos lançam calcário, no tanque, preparando o futuro recebimento de alevinos





João Gonçalves Neto, de Bom Jesus, e Kelly Ferreira da Silva, do Alto Calçado (ES)


                                                               Alunos bonjesuenses


                                                                Isabela, de Italva (RJ)


Gleice, Marcelo e Dandara são de Campos dos Goytacazes (RJ)



                              Jeovan Maurício é de Afonso Cláudio (ES)



                             Alzenir, João Pedro e Amanda são de Apiacá (ES)


                         José Jorge e Lucas de São José do Calçado (ES)

Augusto Carlos de Abreu, prof. de Piscicultura
 Luciano Rezende, prof. de Agropecuária





Hélio Bastos Borges é um dos nomes que fizeram a história do IFF


Ildefonso Bastos Borges idealizou o Colégio Técnico Agrícola, que transformou-se no IFF de Bom Jesus do Itabapoana

Mulheres do projeto NUTRIARTE fortalecem a economia das famílias














                O Campus conta com movimentado Posto de Vendas, contíguo à cantina


Debate interno faz parte da realidade de um ambiente democrático


IFF é um dos orgulhor de Bom Jesus do Itabapoana

Nenhum comentário:

Postar um comentário