terça-feira, 3 de julho de 2018

A DERROTA E ELCIO XAVIER







Em 2013, um dos grandes poetas do país, nosso conterrâneo Elcio Xavier, doou seus preciosos livros para a biblioteca do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos).

Desde então, a comunidade bonjesuense tem tido o privilégio de ter acesso a importantes obras que tocam a alma humana.

Elcio Xavier é um dos grandes poetas do Brasil


Uma desses livros se chama " HÁ UMA ROSA NA MANHÃ AGRESTE", de Pedro Homem de Melo, nascido em Porto (Portugal) no dia 6 de setembro de 1904 e falecido no dia 5 de março de 1984.

Ele foi um importante poeta que teve alguns de seus poemas imortalizados em canções na voz de Amália  Rodrigues, como "Povo que lavas no rio".

Vejam, a seguir, uma grande poesia do mestre e o poema que foi eternizado pela cantora portuguesa.



DERROTA

Na face do seu rosto adolescente
Há uma flor que morre e dá perfume.
E a minha voz acorda, de repente,
Para abafar talvez, esse queixume.

E a minha voz inventa uma canção
À qual, desesperado, me confio,
Pressinto a insônia, o pesadelo e o frio
Das pálpebras, batidas sempre em vão.

A palidez inspira-me o desejo
De erguer ainda aqueles dedos lassos
Que longe, longe, muito longe vejo...

Mas eis que chegam pérfidos cansaços,
Boca pisada, à míngua do meu beijo!
Inerme peito, à míngua dos meus braços!



"Povo que lavas no rio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário