terça-feira, 3 de julho de 2018

"Vou ser campeão de xadrez!", diz estudante de 15 anos


"Vou ser campeão de xadrez", diz Elias Silva, de 15 anos, aluno do Colégio Antônio Honório
Uma revolução cultural silenciosa está sendo gestada em Bom Jesus do Norte (ES).

E ela se dá através do ensino do xadrez no Colégio Antônio Honório, por intermédio dos professores Fábio de Souza Vargas e Flávia, assim como do Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte (ES), situado na Biblioteca Romeu Couto, mantida pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal.

O Clube de Xadrez funciona todas as terças e quintas-feiras, das 18 às 21h, e está aberto a todos os interessados.

Calcula-se que o educandário tenha formado, até o momento, cerca de 200 (duzentos) enxadristas, o que significa dizer que esses jovens desenvolveram a capacidade de concentração, assim como a aptidão de resolver problemas. Outros pontos relevantes são o fortalecimento da capacidade de tomada de decisões e do autocontrole. O xadrez aprimora, ainda, o cérebro e potencializa a criatividade, melhorando a memória e a aprendizagem. Segundo estudos, o xadrez previne o Alzheimer e a demência.

O jogo-arte-ciência constitui um ótimo lazer e ambiente saudável para construir novas amizades. Antigamente, o Clube de Xadrez Postal Brasileiro tinha como lema: "Leva o xadrez, traz o amigo".

O fortalecimento da auto-estima tem sido também um marco importante para quem pratica o xadrez. O jovem Elias Silva, de 15 anos, por exemplo, é uma das grandes revelações da nova geração de enxadristas. Ele está confiante para a disputa do campeonato municipal deste ano, e garante: "Vou ser campeão de xadrez", afirmou.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário